Vantagens e desvantagens da terceirização no setor de estratégia e finanças
A terceirização ou outsourcing na área de TI é uma modalidade que tem crescido muito nas empresas, principalmente nas de grande porte e naquelas em que não tem seus negócios voltados para a área de TI.
Neste trabalho procurarei abordar este assunto mencionando as suas vantagens e desvantagens e pontos importantes sobre este assunto.
Vantagens
Dentre as vantagens de se terceirizar a área de TI. PRADO&TAKAOKA (2001) destacam que além de simplesmente reduzir custos o que se busca é agregar valor para a organização, os autores afirmam que a terceirização é estratégia-chave para responder à rápida internacionalização dos negócios, aumentar o Retorno sobre Investimentos (ROI), se manter atualizado nas evoluções tecnológicas, se diferenciar dos competidores e responder a crescente falta de profissionais qualificados na área de TI.
De uma forma mais ampla as empresas podem canalizar melhor suas energias para suas atividades quando utilizam a terceirização das áreas de TI.
Desvantagens
Podemos citar como fatores, desvantagens e riscos em se trabalhar com a terceirização em TI;
VIEIRA&DIOGENES mencionam: a falta de qualificação do terceiro, pessoal interno que não sabe lidar com terceiros e perda de controle sobre a qualidade, resistência interna do pessoal técnico, perda do controle sobre os custos, resistência interna dos usuários, perda de controle sobre os prazos, cultura do terceiro não se adapta ao padrão da empresa, falta de idoneidade do terceiro e metas mal planejadas, reclamações trabalhistas, vazamento de informações confidenciais.
Através dos itens citados anteriormente vejo que identificar bem a cultura da empresa que será a prestadora do serviço e verificar se é compatível com a da organização é de fundamental importância e isto refletira nos resultados futuros.
Potenciais problemas Um fator importante quando se trabalha com outsourcing em TI é o relacionamento entre o pessoal técnico, usuários e