Resenha
• David Ricardo (1772 – 1823)
- Migrou da Holanda para a Inglaterra. Tinha a essência de um inglês e se identificava muito com a realidade inglesa daquela época.
- Sua obra é amplamente baseada em Adam Smith, mas o critica.
- Procurava descobrir como ocorria o crescimento de renda, suas causas, além de ser curioso a respeito sobre os fatores que explicam a distribuição de renda.
- Diferenciava conceitos de valor e riqueza.
- Ricardo era considerado um autor clássico.
- Publicou “Princípios da Economia Política e Tributação” em 1817. “O Alto Preço do Ouro, Uma Prova da Depreciação das Notas Bancárias ” foi publicada em 1810 e “Ensaio Sobre a Influência de um Baixo Preço do Cereal Sobre os Lucros do Capital” em 1815.
- Suas obras causaram uma certa polêmica, uma vez que favoreciam a burguesia industrial e batiam de frente com a classe rural.
- Em 1819 foi ao Parlamento e tentou implantar suas opiniões sobre o livre-comércio, porém sem êxito, já que na Câmara não compartilhava de seus pensamentos, embora tivessem muito respeito em relação à ele como uma reputação incrível como economista.
- Criou um sistema de livre-comércio e produção de bens que permitia que cada país se especializasse na fabricação dos produtos nos quais tivesse vantagem comparativa.
- Criou a Teoria do Valor, Teoria da Distribuição, Teoria das Vantagens Comparativas, e Equivalência Ricardiana.
• Adam Smith (1723 – 1790)
- Foi um economista e filósofo escocês.
- Durante o Iluminismo, Smith era o principal teórico do Liberalismo Econômico e a sua mais importante teoria se baseava na liberdade econômica para o desenvolvimento da iniciativa privada, sem a intervenção do Estado.
- Os ideais de Adam Smith implicavam diretamente com a política mercantilista que era implantada pelos reis absolutistas e com os regimes feudais ainda presentes em algumas partes da Europa.
- “A Riqueza das Nações”, publicada em 1776 foi a