Custos industriais
1. Introdução 4
1.1. Apresentação do Produto ..........................................................................4
1.2. Os custos relacionados ............................................................................ 4
2. Custos para Decisão: Custeio Variável (Direto) 4
3. Produto e Processo Produtivo – Naticoffee Ltda 5
4. Custos Fixos, Custos Variáveis e Receita Liquida – Coffeebreak Ltda 5
5. Curva do Custeio Variável – PEF, PEC, PEE 5
6. Volume de Produção e Gastos do Período – Ltda X
7. DRE – Custeio Variável (Direto) – Hancoffee Ltda X
8. DRE – Custeio por Absorção – Hancoffee Ltda X
9. Comentários Finais e Conclusões X
10. Referências X
1. Introdução
1.1 Apresentação do produto
Este trabalho tem como objetivo a apresentação dos custos do produto escolhido pelo grupo, o café, sendo esses custos desde a compra dos grãos, passando pelo processo produtivo do café, até o custo de venda do produto (produto final). São apresentados no relatório os custos diretos e indiretos e os custos fixos e variáveis ao longo de seu processo produtivo.
1.2 Os custos relacionados
Os custos diretos e Indiretos dizem respeito ao relacionamento entre o custo e o produto feito. Os custos diretos são objetivos e diretamente apropriáveis ao produto feito e os Indiretos precisam de esquemas especiais para a alocação, tais como bases de rateio, estimativas etc.
Os custos fixos e variáveis já são de classificações que não levam em consideração o produto, e sim o relacionamento entre o valor total do custo em um determinado período e o volume de produção. Fixos são os que nesse período, não tem seu montante fixado em função de oscilações na atividade e Variáveis os que têm seu valor determinado em função dessa oscilação.
Outro ponto a ser considerado é que os custos fixos e variáveis são de uma classificação aplicável também às despesas, enquanto os custos diretos e indiretos são de uma classificação aplicável