Resenha
ZERO HORA, Academia Brasileira de Letras desaprova livro que defende erros de português, geral, terça-feira 17\05\2011.
2 – CREDENCIAIS
A Zero Hora é um dos maiores jornais de circulação diária do Brasil. É editado em Porto Alegre e mantido pelo Grupo RBS.
3 – CONHECIMENTO
O autor aborda na publicação a insatisfação da Academia Brasileira de Letras (ABL) com o livro didático distribuído pelo Ministério da Educação (MEC) que defende erros de português. Em nota a ABL criticou a obra. Mas o MEC ignorou e não pretende retirar das escolas o livro com graves erros gramaticais.
Ao todo, 485 mil jovens e adultos, receberam a publicação Por Uma Vida Melhor, de Heloísa Ramos, que defende uma suposta supremacia oral sobre a linguagem escrita. Nos últimos parágrafos o autor explica melhor o caso. Para os autores do livro, deve ser alterado o conceito de se falar certo ou errado para o que é adequado ou inadequado. Exemplo: “ Posso falar ‘os livro’.” Pode, mas dependendo da situação, a pessoa pode ser vítima de preconceito lingüístico.
4 – COMO SE SITUA O AUTOR
O autor de forma imparcial e clara mostra o conflito de ideologia entre a Academia Brasileira de Letras e o Ministério de Educação.
5 – OPINIÃO
Reitero a crítica ao MEC, pois devemos manter o padrão gramatical correto. Para os professores é essencial e fundamental ensinar com coerência, caso contrário nossa língua perderá a autenticidade.
Renata da Rosa, Acadêmica do Curso de Administração da Faculdade Dom