O impacto das ações relacionadas às políticas de responsabilidades socioambientais nas organizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 13
2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 14
3 PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE 17
3.1 PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS E AS ORGANIZAÇÕES 17
4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 18
5 A CRISE DO PETRÓLEO NO SETOR INDUSTRIAL 20
6 INVESTIMENTOS EM ENERGIA LIMPA 22
6.1 A EXISTÊNCIA DE LEIS AMBIENTAIS SOB ÀS FORMAS LEGÍTIMAS DE DOMINAÇÃO 22
7 INTERPRETANDO AS ANÁLISES FEITAS 23
8 O PAPEL DA PETROBRAS 24
9 ORGANIZAÇÕES LOCAIS QUE ATUAM COM RESPONSABILIDADE SOCIAL 25
10 CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 27
INTRODUÇÃO
No mundo moderno as organizações acabam por fazer parte do nosso cotidiano. As pessoas passam grande parte da sua vida trabalhando em organizações. Mesmo que não trabalhando nas organizações, é comum que estas mesmas pessoas acabam por serem dependentes das organizações.
Muitos são os produtos e serviços ofertados pelas organizações. Podemos considerar que praticamente tudo que necessitamos é dependente de algum tipo de organização. Sendo assim, organizações existem para atender às necessidades, sejam elas quais forem, e é imprescindível que elas façam isto da melhor maneira possível. Assim sendo, é necessário que os recursos existentes na ou da organização sejam bem administrados.
Desta maneira “bem administrada de ser” devem fazer parte as políticas de responsabilidades socioambientais destas organizações. Se as organizações fazem parte de nosso cotidiano, ela deve sempre levar em consideração os impactos políticos, sociais e ambientais que suas atividades exercerão sobre a sociedade.
Nesta produção textual poderemos analisar contextualmente todos os aspectos abordados até agora em nossas disciplinas. Através da leitura, entendimento e interpretação dos textos podemos ver embutidos nos mesmos os conceitos abordados nas teorias da administração, recursos de comunicação e linguagem, abordagem com influências sociológicas, principalmente de Max Weber e até mesmo