Resenha
Aluna: Thamirys dos Santos Amorim Turma: 3004
Prof.ª: Marta Alves Disciplina: Português
Data: 19/06/12 1. Fonte: Arte e Habilidade- Volume 8
Angela Anita Cantele e Bruna Renata Cantele
Editora: IBEP 2. Arte hoje
Gabriela Brioschi
Editora: FTD 3. Português Contexto, Interlocução e Sentido – volume 3
Maria Luiza M. Abaurre.
Maria Bernadete M. Abaurre.
Marcela Pontara
Editora: Moderna Movimento de Vanguarda
Nas três primeiras década do século XX, o cenário artístico europeu também vivia um momento de grande agitação. Surgiram vários movimentos artísticos, para estabelecer novas referências para a pintura, a literatura, a música e a escultura, denominados Vanguardas.
Nesse novo momento, precisavam ser criado as próprias referências estéticas. As vanguardas são elaboradas de forma que, diferentes grupos se organizem em torno de líderes que assumem o papel de propor e divulgar novos caminhos para a arte.
Surgem então os manifestos como meio de dar maior visibilidade às propostas das diferentes vanguardas.
Os manifestos da vanguarda são: * Cubismo – essa nova tendência artística demonstrou uma preferência por representar o volume na pintura. Toda a teoria cubista se voltou para uma nova representação do espaço e das suas três dimensões, abandonando a perspectiva renascentista participaram desse movimento Pablo Picasso, Georges Braque e Fernand Léger, uma das obras que tiveram destaques, foi Guernica de Pablo Picasso; * Futurismo – foi um movimento complexo surgido na Itália e que se estenderam a diversos setores, tais como a literatura, a política, a arte figurativa, a arquitetura. Filippo Tommaso Marinetti, um literato, em 1909, fez a primeira publicação de sua obra, no Manifesto futurista, que saiu no jornal Le Figaro. As pinturas futuristas representavam as figuras e objetos em movimento. A poesia empregava a