Resenha
Curso de Psicologia
Jéssica Valéria Matias Rodrigues
ESCOLÁSTICA
Teresina (PI)
2013
Escolástica : tem tanto um significado mais limitado, ao se referir às disciplinas ministradas nas escolas medievais – o trivio: gramática, retórica e dialética; e o quadrívio: aritmética, geometria, astronomia e música -, quanto uma conotação mais ampla, ao se reportar à linha filosófica adotada pela Igreja na Idade Média. Esta modalidade de pensamento era essencialmente cristã e procurava respostas que justificassem a fé na doutrina ensinada pelo clero, guardião das verdades espirituais. Os escolásticos tentam harmonizar ideais platônicos com fatores de natureza espiritual, à luz do cristianismo vigente no Ocidente. Mesmo depois, quando Aristóteles, discípulo de Platão, é contemplado no pensamento cristão através de Tomás de Aquino, o neoplatonismo adotado pela Igreja é preservado. Assim, a escolástica será permanentemente atravessada por dois universos distintos – a fé herdada da mentalidade platônica e a razão aristotélica.
Agostinho, mais tradicional, clama por um predomínio da fé, em detrimento da razão, ao passo que Tomás de Aquino acredita na independência da esfera racional no momento de buscar as respostas mais apropriadas, embora não rejeite a prioridade da fé com relação à razão. Escolástica foi profundamente influenciada pela Bíblia Sagrada, pelos filósofos da Antiguidade e também pelos Padres da Igreja, escritores do primeiro período do Cristianismo oficial, que detinham o domínio da fé e da santidade.
São Tomás de Aquino
São Tomás de Aquino foi um importante teólogo, filósofo e padre dominicano do século XIII, nasceu em 1225 na cidade de Roccasecca(Itália) e morreu na cidade de Fossanova (Itália) em 7 de março de 1274. Em 1230 começou seus estudos na abadia de Rocasecca e ingressou na ordem religiosa dos Dominicanos. Entre 1245 e 1248 estudou na cidade de Paris e foi orientado por Alberto Magno (entra em contato