resenha
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Estágio em Gestão de Sistemas Educacionais
Supervisoras Docentes:
Prof.ª Rita Maria Gonçalves de Oliveira e Prof.ª Patrícia Alves Silva
RESENHA
Estagio Na Licenciatura Em Pedagogia 2- Gestão Educacional
IMPERATRIZ-MA
2015
HILCA WALERIA SOUSA DA SILVA
RESENHA
Estagio Na Licenciatura Em Pedagogia 2- Gestão Educacional
IMPERATRIZ-MA
2015
No livro “Estagio Na Licenciatura Em Pedagogia 2- Gestão Educacional” a autora, Edna Prado, mostra a importância do estágio em gestão nos cursos de formação para a construção da identidade do aluno. Iniciando através de uma breve reflexão histórica sobre a administração escolar e as principais mudanças ocorridas neste processo de transição entre diretor e gestor escolar, levando o leitor a refletir sobre as modificações do cenário educacional, a ressignificação da formação deste novo gestor e a importância do estágio curricular supervisionado para a construção de um gestor participativo e democrático.
Nas discussões educacionais do século XIX já encontravam-se interesses pela descentralização do sistema educacional com atos constitucionais, em 1834, prevendo a transferência dos encargos educacionais para as províncias, sendo realmente estabelecido a partir da constituição de 1988, que vinculava recursos definindo um regime de colaboração entre as diferentes instancias da União.
Com o aparecimento do capitalismo industrial, ocorreram muitas mudanças no âmbito educacional, como a ampliação do ensino público o aparecimento da educação infantil, EJA, custeados pelos impostos estaduais, federais e municipais. Pouca alteração houve até a criação de um novo sistema de relações internacionais, a globalização, aliada aos discursos neoliberais tendo como característica principal a diminuição da intervenção do Estado, pois para eles o Estado benfeitor acabava sendo ineficaz. A partir de 1995 as