Globaliza o e Capitalismo
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visível desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global. O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios – até então restritos ao mercado interno- para mercados distantes e emergentes.
Capitalismo:
Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisão sobre oferta demanda preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é o sistema socioeconômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: polícia, exército e as cortes de lei.
Capitalismo Comercial: marcado pela busca de riquezas por parte da burguesia e nobreza durante a expansão marítima, nos séculos XV e XVI.
Capitalismo Industrial: que é quando as empresas evoluíram de manufatureiras para mecanizadas.
Capitalismo Financeiro: que corresponde a um tipo de economia capitalista em que os grandes comércios e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.