Resenha
A escola é formadora de mentes individuais, ela aplica os mesmos conceitos de ensino para todos, a partir daí, o aluno cria sua concepção do que quer para sua vida.
“Por um lado, ela atrai os filhos do ploretariado para transmitir – lhes a ideologia dominante e formá – los para exercer sua ocupação no mercado de trabalho, reproduzindo, assim, as relações sociais de produção dominantes e garantindo a continuidade do sistema capitalista”
É importante ressaltar este trecho, pois ele expressa o que realmente acontece na sociedade, deste ponto de vista, Gramsci está certo em dizer que a escola é usada pelo capitalismo para manter as coisas como estão.
“Por outro lado, essa mesma escola, ao assegurar a educação para a classe trabalhadora, proporciona – lhe as condições para a formação de intelectuais orgânicos... – o que pode desmantelar a sociedade burguesa”
Porém, neste ponto de vista, surge uma contra idéia à Gramsci, visando que, os grandes sociólogos que queriam a mudança eram bem formados em escolas.
Concluindo que a escola ensina os indivíduos a aderirem a intelectuais orgânicos, porem os levando pra o mantimento nos intelectuais tradicionais, ou seja, a escola ajuda a manter o sistema capitalista, más não impede ninguém de querer a mudança social.