Resenha
Resumo da obra:
A obra nos traz a história de Maquiavel, um dos maiores pensadores políticos da história. O príncipe foi uma obra renascentista que defendia o poder absoluto que os chefes de estado deveriam usar. Ele observa a grave decadência política e moral da Itália. Maquiavel dá conselhos a um príncipe ideal para conquistar o poder absoluto, acabar com as dissensões internas e expulsar os estrangeiros da Itália. Mas para fazer isso ele recomenda a utilização de todos os meios, inclusive a mentira, à fraude, à violência, enfim uma política autoritária. Baseado na obra foi feito uma resenha critica com intuito de exaltar as melhores partes da obra, deixando para somente no final seja apresentado meu ponto de vista.
Avaliação crítica:
Segundo Sérgio Luchesi, sócio e direto da Moore Stephens Auditores e Consultores, o compreendimento por parte das empresas dessas mudanças de cenário se torna uma grande oportunidade para que elas programem práticas sustentáveis de gerenciamento , não como postura para atender exigências legais mas com intenção de melhor se colocar no mercado. Para quem pretende um negócio duradouro deverá se preocupar em gerar valor econômico, ambiental e social.
A RS e sustentabilidade (que sempre andam juntas) deixaram de ser uma opção apenas politicamente correta se tornando estratégico e por vezes questão de sobrevivência ,conquistando melhores resultados e gerando valor ás partes envolvidas. Empresas que não se adequarem a esses novos conceitos tendem a perder competitividade em médio prazo.
Para Ashley (2002): Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, [...] agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. A