RESENHA
FAEC – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS.
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS.
PROFESSOR(A): IANY QUEIROZ.
ALUNO(A): KARINA DAKELL ARAÚJO DE MACÊDO.
RESENHA CRÍTICA:
PRÁTICA COMUM E PERIGOSA
(RODRIGO BASTOS CUNHA)
CRATEÚS – CE, 2014.1 O artigo em estudo Prática Comum e Perigosa de Rodrigo Bastos Cunha, trata sobre um evento cotidiano onde fazemos sem ao menos percebemos, pois tornou-se comum. Principalmente quando realizamos uma pesquisa na web, pois, é um mundo infinito de informações. O citado artigo contém em dois subtítulos sendo eles A escola é o começo e Refinando a busca.
Ao fazer pesquisas na web, já tornou-se habitual a ação de copiar textos de outros autores, nessa busca apropriando dessas ideias realiza-se o plágio. Essa atividade tem perigos em diversos contextos. Não só na diferença de uma fonte confiável ou não confiável de informações, mas enfatizando que não tem nenhum texto totalmente verídico sendo ele na internet ou na enciclopédia.
Destacando que, tem bastante importância a informação de busca, como se, o texto foi encontrado em um site de uma universidade, partido político, empresa entre outros, pois cada um deles traz a informação no seu contexto, e se o referido está assinado pelo autor, ou se contém informações do mesmo. Cabe a cada professor discutir com seus alunos, a preocupação que é apropriar-se de textos alheios (plágio), e alerta-los do perigos que contém. Incentivando-os a produzirem textos de sua própria autoria, pois assim serão formadores de opiniões e não só copiadores de ideias alheias.
É interessante analisar essa citação do artigo, nela diz o seguinte: “(...) Todo texto é um recorte de uma realidade a partir de um determinado ponto de vista. (...)” (p. 6) Essa pequena citação faz referência, que cada um deve criar o seu próprio texto, de acordo com sua realidade e conceitos. Tendo que para cada indivíduo uma experiência,