Resenha
O livro de Roxane Rojo, professora livre docente (MS5-1) do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, sistematiza de forma relevante conceitos como alfabetização, alfabetismo funcional, letramento e letramento múltiplo. A sistematização desses conhecimentos contribui para promover uma reflexão que renova a prática dos professores brasileiros e, consequentemente, os convida a ter um olhar mais criterioso sobre o cenário educacional em que atuam.
Uma obra bem diagramada e extremamente didática, com muitas ilustrações, indicações de sites e sugestões de 14 atividades, o livro de Rojo prende a atenção do leitor desde o prólogo, momento em nos apresenta as motivações para que ela pudesse produzir o livro, até o último capítulo quando aborda o que o próprio título da obra sugere.
Intitulado “O insucesso escolar no Brasil do século XX – um processo de exclusão social”, o primeiro capítulo aborda o insucesso da escola nas práticas de ensino, explora as relações de aprendizagem dos diferentes sujeitos dentro e fora da escola e enfatiza a importância do contato desses sujeitos com diferentes leituras em práticas sociais diversificadas. A autora cita Bernard Lahire, um importante sociólogo da educação francês, e os resultados interessantes de suas pesquisas em letramento e sucesso escolar em meio às comunidades que tinham tudo para dar em fracasso escolar. Ela ainda chama a atenção para a relação de exclusão e fracasso escolar entre a escola e os meios populares durante a maior parte do século XX e nos ajuda a perceber que nosso país continuará a enfrentar ainda dois problemas: evitar a exclusão escolar e tornar a experiência na escola um percurso significativo para os sujeitos que passam por ela.
No segundo capítulo “Letramento escolar,