estetica e cosmetico
Trabalho de Terapia Estética II
Manaus, Am
2014
Uninorte - Centro Universitário do Norte
Trabalho de Terapia Estética II
História da Massagem
Manaus, Am
2014
Introdução
A história da massagem é tão antiga quanto à do homem. Em algum ponto de nossas vidas todos já sofreram alguma lesão pequena, dor ou desconforto. Nossa reação instintiva é a de friccionar ou segurar a área afetada para diminuir a dor. Esta técnica básica foi desenvolvida através dos milênios até o sistema de massagens que conhecemos hoje.
A Historia da Massagem
A maioria das culturas antigas praticava algum tipo de toque terapêutico. Seus métodos de tratamento usavam ervas, óleos e formas primitivas de hidroterapia. Estudos arqueológicos indicam que, já na Pré-História, o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo. Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem. Há também registros de que civilizações da Antiguidade, como egípcios, hindus, gregos, romanos, chineses e japoneses, cerca de 300 a.C., fizeram referências sobre os benefícios da massagem para o bem-estar.
Nos relatos históricos a massagem vem sendo utilizada e estudada passando pela China Antiga, Egito Antigo, Grécia Antiga, Roma Antiga, Idade Média chegando até o Renascimento e o Século XVIII.
O Renascimento (1450-1600) trouxe muitas descobertas nas Artes e Ciências, à medida que renomados artistas da época estudavam e ilustravam a anatomia e fisiologia humanas.
As ilustrações da anatomia humana feitas por Leonardo da Vinci (1452-1519) neste período até hoje são admiradas. Seus estudos eram realizados em segredo, já que a dissecção de cadáveres não era totalmente aceita na Europa.
Outro artista que se dedicou ao estudo da anatomia foi o belga Andreas Vesalius