Resenha
BEER, M.; NOHRIA, N. (2000) Cracking The Code of Change; Harvard Business Review.
2. LACUNA DE PESQUISA
Os autores Michael Beer e Nitin Nohria retratam em seu artigo Cracking the Code of Change o processo de mudança nas empresas, evidenciando, primeiramente, os motivos para a ocorrência de falhas em um programa típico de transformação coorporativa. Dentre os pontos levantados, retratam a questão de perda do foco, objetivo e significado real da mudança para a organização.
Em sua pesquisa, os autores analisaram abordagens diferentes para a introdução da mudança no ambiente empresarial, chegando a duas definidas teorias, E e O. Desta forma, CEOs que se preocupam unicamente com o volume e satisfação de seus acionistas adotam ações cuja meta seja adquirir novos investimentos externos. Isto é, esta abordagem, caracterizada pelos autores de Teoria E, esta direcionada para o valor econômico da empresa, tendo a demissão em massa de colaboradores, reestruturação das linhas de negócio, apoio estratégico de consultorias especializadas e recompensas com remuneração financeira como atividades presentes no pipeline do programa de transformação.
Companhias que veem na mudança da cultura organizacional a principal forma de se alcançar um objetivo utilizam da abordagem O para isto. Assim, oferecem treinamentos para seus colaboradores, executam práticas de feedback, estabelecem reuniões de coleta de novas ideias e realocam seus gerentes em outros departamentos para absorção de conhecimentos.
Com isto, Beer e Nohria mostram que companhias que implementam puramente em suas organizações o estilo E ou O provavelmente falharão na introdução da mudança na empresa. Havendo, portanto, a necessidade de sinergia entre as teorias E e O traduzida através das diretrizes do CEO.
3. PROPOSTA DE PESQUISA
O modo eficiente de relacionamento entre as teorias E e O explanado pela pesquisa dos autores contempla a ligação com as seis dimensões da mudança (meta,