analise do aluminio
CAMPUS ANANINDEUA
ENGENHARIA DE MATERIAIS.
Química Experimental
ALTAIR COSTA CARDOSO.
KAROLINA COSTA SEIXAS.
RELATÓRIO DA ANALISE DO ALUMÍNIO
Belém – Pará
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
CAMPUS ANANINDEUA
ENGENHARIA DE MATERIAIS.
Química Experimental
ALTAIR COSTA CARDOSO.
KAROLINA COSTA SEIXAS.
.
RELATÓRIO DA ANALISE DO ALUMÍNIO.
Relatório apresentado à disciplina de química experimental, sob orientação da professora: Drª. Eliene Lopes, como pré-requisito para a obtenção de nota parcial do semestre, no Curso de Engenharia de materiais, da Universidade Federal do Pará.
Belém – Pará
2014
RESUMO
O relatório aborda o experimento realizado pelo método de volumetria de complexarão com E.D.T.A,visando essencialmente a análise da amostra de sílica onde obteve a quantidade de alumínio presente na mesma,permitido estipular também em termos de porcentagem de alumínio contida.alem de preparamos a solução usada no experimento em um dia e no dia posterior foi desenvolvido o experimento de analise do alumínio.
INTRODUÇÃO
O alumínio é o terceiro elemento mais abundante encontrado na natureza, depois do oxigênio e do silício, e representa 8% da crosta terrestre.
A vasta distribuição do alumínio na crosta terrestre, explica a sua presença próxima de toda a agua natural como um sal solúvel, um coloide, ou um composto insolúvel que, pode aparecer em agua tratada ou agua estragada como um resíduo de coagulação com material contendo alumínio.
Na agua, o alumínio é complexado e influenciado pelo pH, temperatura e a presença de fluoretos, sulfatos, matéria orgânica e outros ligantes. A solubilidade é baixa em pH entre 5,5 e 6, 0.O alumínio deve apresentar maiores concentrações em profundidade, onde o pH é menor e pode ocorrer anaerobiose.
O alumínio quando ingerido através da agua é absorvido pelo aparelho digestivo e seu