Dissecção do coração - Relatorio
Dissecção de corações.
Relatório
Índice
Pág. 3
Objectivos
Pág. 4
Introdução
Pág. 5
Material
Pág. 6
Procedimento
Pág. 7
Resultados
Pág. 8
Conclusão
Pág. 8
Netografia
2|Página
Objectivos
O principal objectivo desta experiencia foi aprender a dissecar um coração, observar o seu interior e exterior e conseguir identificar cada uma das suas estruturas.
3|Página
Introdução
Nesta actividade experimental fezse a dissecação de um coração de um mamífero e de uma ave, para podermos observar a sua morfologia e compreender o seu funcionamento. O coração permite a chegada do sangue às células de maneira a que estas possam ter acesso a todos os requisitos necessários ao seu funcionamento.
O coração é um órgão muscular que bombeia o sangue para que circule pelo corpo, é revestido externamente pelo pericárdio e internamente pelo endocárdio, o seu músculo constituinte é o miocárdio. Ocorre nos anelídeos, artrópodes, moluscos e cordados. A partir dos répteis crocodilianos surge o septo de sabatier', uma barreira fisíca ventricular que impossibilita a mistura de sangue venoso com o arterial, dividindo o coração em duas cavidades, direita e esquerda, e nessas mesmas duas cavidades, as aurículas e os ventrículos.
Entre as aurículas e os ventrículos situa-se uma estrutura que impossibilita o sangue de inverter o seu sentido – válvula auriculoventricular. Entre as aurículas e os ventrículos encontra-se a válvula tricúspide.
Entre os ventrículos e as artérias também existe uma válvula que impossibilita a volta do sangue para os ventrículos, válvulas semilunares. O coração das aves e mamíferos é semelhante, possuindo dois átrios e dois ventrículos, porém a artéria aorta das aves curva-se para direita, enquanto nos mamíferos, curva-se para a esquerda.
4|Página
Material
Par de luvas
Agulha de dissecção
Tesoura
Bisturi
Pinça