Análise de defeitos de uma peça fundida em alumínio
Fabio Peruch - Professor do curso de Eng. Mecânica da Faculdade SATC
Douglas Tavares - Graduando do curso de Eng. Mecânica da Faculdade SATC
Mauricio Rodrigues Costa - Graduando do curso de Eng. Mecânica da Faculdade SATC
SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Faculdade SATC
Rua Pascoal Meller, 73, Bairro Universitário – 88805-380, Criciúma- SC
Resumo:
A atividade de Fundição é uma das mais importantes no ramo industrial, sendo uma das principais bases tecnológicas na criação e desenvolvimento de novas máquinas. Com este tipo de atividade, foi possível criar e dar infinitas formas para o metal, antes impossíveis de se obter com o mesmo sob meio unicamente sólido. A partir deste relatório iremos resumir, de forma sucinta e objetiva, o método de fundição de uma peça em Alumínio, mas serão focados os defeitos e imperfeições que se resultaram, onde serão explorados métodos para a correção destes.
Palavras-Chave: Fundição, Análise Visual, Molde, Alumínio.
1- Introdução
A fundição em Alumínio possui muitas coisas em comum com a fundição em Ferro Fundido. Basicamente consiste, inicialmente, em um material sólido, onde este é fundido e vazado em um molde. A geometria interna deste molde é quem irá determinar o formato final da peça fundida. Depois disso a peça está pronta para o seu uso efetivo em determinada estrutura, máquina ou similar, como também pode passar para um posterior processo de usinagem.
Em comum também, com o processo de fundição de F.F., são os tipos de defeitos que podem apresentar na peça. Rechupe, Molde Deslocado, Sinterização, Porosidades, enfim, são muitos os defeitos que ambos os processos podem apresentar.
Neste trabalho serão apresentados os defeitos encontrados em uma peça experimental, derivada de uma aula prática envolvendo a classe, e serão apresentadas possíveis soluções para a correção