Relat Rio Tecnologia De Fundi O
PROCESSOS DE FUNDIÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia de Fundição, do Curso de Engenharia Mecânica, da Faculdade SATC, como requisito parcial à obtenção da aprovação na disciplina.
Prof. Fabio Peruch.
CRICIUMA
2015
1. INTRODUÇÃO
O processo de fundição é um ramo da metalurgia que consiste em vazar metal líquido em um molde, onde o mesmo possui uma cavidade interior que definirá o formato desejado da peça final ou com dimensões aproximadas ao projetado.
Este documento visa à explicação de resultados obtidos através de aulas práticas envolvendo a fundição de uma peça em alumínio. Será evidenciado o procedimento realizado neste processo e os cuidados a serem tomados para se obter uma peça com bom acabamento e livre de defeitos.
Todos os defeitos oriundos da fundição do alumínio serão evidenciados neste relatório com imagens práticas do experimento e também com base em referenciais teóricos.
2. DETERMINAÇÃO DO MATERIAL DO MOLDE
As aulas práticas iniciaram-se com a determinação da condição ideal de uso da areia para a confecção do molde. Para isto, efetuaram-se testes com diferentes percentuais de catalisador e analisou-se qual era o tempo ideal de cura do molde.
O molde seria confeccionado através do processo fenólico uretânico. Neste a areia é ligada quimicamente por meio de resinas desbalanceadas, chamadas de “PI” e “PII”. Elessão misturados junto à areia especial para fundição. Juntamente com o “PI” é acrescentada a resina.
Para estes processos foram efetuados diferentes corpos de provas. Todos eles com diferentes quantidades de catalisadores e diferenciados tempos de cura. Todos foram testados por meio de um ensaio de tração.
Abaixo segue os resultados do ensaio para os percentuais de 0,5%, 1,0% 1,5% e 2,0%.
Tabela 1
O balanceamento de resinas foi de 65% de “PI” e 35% de “PII”. O tempo de banca escolhido foi o de 30 minutos.
Neste processo avaliou-se também o tempo de banca. Esta é a