RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA ORGANIZA O
LON MARTIN DE JESUS SILVA BOGES
MIRIVANIA DE CARVALHO
Curso de Especialização em Psicologia Organizacional - PADMA
Resumo
Este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre as organizações Vopak e DHL utilizando auxilio bibliográfico com o objetivo de identificar fatores necessários para a promoção de qualidade no ambiente organizacional. Levando em consideração que o investimento mais valioso de uma empresa é o capital humano e que necessitam de cuidados específicos.
Palavras-Chave: Relacionamento interpessoal e organizações.
INTRODUÇÃO
Este artigo é baseado na necessidade das organizações Vopak e DHL em estimularem a qualidade no ambiente organizacional. A abordagem partiu do questionamento sobre o papel dos profissionais do setor pessoal para alcançar resultados motivacionais e saudáveis aos colaboradores, compreendendo que o setor pessoal deve analisar o ambiente organizacional, assim como o perfil de cada colaborador para criar um projeto motivacional nas organizações. O objetivo da pesquisa é provocar uma analise sobre as ferramentas necessárias para promover um ambiente com qualidade em higiene e saúde ocupacional.
A MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES.
Com o aumento da concorrência e a alta demanda de profissionais disponível no mercado o setor de recursos humanos tem focado na avaliação comportamental dos seus candidatos e deixado em segundo plano à parte técnica. Visando assim a real preocupação com o relacionamento interpessoal dentro da organização, pois a parte técnica poderá ser aprimorada com mais facilidade através de cursos e treinamentos, já a estrutura comportamental e psicológica de uma pessoa requer mais tempo e condições especificas, isso se dar pelas inúmeras variáveis estrutural da psique humana. Com foco no desenvolvimento humano e na estimulação de um ambiente organizacional saudável e construtivo é dever do setor pessoal analisar a estrutura emocional e