Resenha Cr tica O que M sica
LICENCIATURA EM MÚSICA
Resenha Crítica “O que é Música”
Ronni William Pereira
Conceituar a música pode ser tornar uma ação muito complicada. Pois a mesma como forma de expressão dos sentimentos humanos pode apresentar diversas formas de interpretação.
Porém segue a ideia da música como expressão das emoções através da arte agregando um valor emocional. Este valor ampliasse na sociedade tanto nas questões de calmaria ou euforia. A sociedade com sua evolução histórica traz a característica da evolução da música, no qual há uma transforma da sociedade continua e ininterrupta.
Comumente ouve-se falar ou se lê sobre o poder da música em remeter a momentos importantes na vida dos seres. Independente do tipo de momento, apenas faz lembrar o que se viveu, onde e com quem foi vivenciado o momento. Esta correlação da música com momentos da vida é uma das mais populares funções que a música apresenta.
Parafraseando (MERRIAN 1964, apud HUMMES, 2004, p. 18 e 19) as dez principais funções sociais da música sendo: Função de expressão emocional; Função do prazer estético; Função de divertimento, entretenimento; Função de comunicação; Função de representação simbólica; Função de reação física; Função de impor conformidade às normas sociais; Função de validação das instituições sociais e dos rituais religiosos; Função de contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura; Função de contribuição para a integração da sociedade.
Conforme, Martinho Lutero, (1483-1546) citado por Moraes, 2001 “a música é uma disciplina que torna as pessoas mais pacientes e doces, mais modestas e razoáveis.” (pg. 43). Para Frédéric Chopin (1819-1849) citado por Moraes, 2001 ”nada é mais odioso que a música sem um significado escondido” (pg. 46).
Desta forma, a história tanto das civilizações quanto histórias pessoais fazem perceber que nada na vida é irrelevante. Sendo a arte uma forma do todo na expressão das emoções e lembranças de um tempo