Apostila inicia ao a fundi ao
Fundição é o processo de fabricação de peças que representa o caminho mais curto entre a matéria-prima metálica e as peças acabadas, em condições de uso.
O processo de fundição para fabricação de peças consiste, essencialmente, em encher com metal líquido a cavidade de um molde cujas dimensões e formas correspondem às das peças a serem obtidas. Após a solidificação e resfriamento obtêm-se as peças com formas e dimensões, geralmente, quase definitivas, pois, em muitos casos, as peças são usinadas antes de estarem em condições de utilização.
Pode-se dizer que no processo de fundição tem-se, quanto ao metal, apenas as etapas de fusão e solidificação entre a matéria-prima sólida e o produto semi-acabado, enquanto que nos demais processos clássicos de fabricação de peças metálicas, tais como laminação, forjamento, estampagem e trefilação têm-se, entre a matéria-prima sólida e o produto semi-acabado, além das etapas de fusão e solidificação, uma deformação plástica por tratamento mecânico.
Fundição é um processo que permite a obtenção de peças de formas complexas, ou seja, é o processo de conformação de metais, que permite a maior liberdade de formas.
As peças fundidas devem ter características dimensionais, mecânicas e físico-químicas. Elas se destinam às mais diversas indústrias.
1 - Fabricação de uma peça fundida através de moldação manual
Para estabelecer o processo de fabricação de uma peça fundida, parte-se do desenho técnico da peça acabada, em condições de uso.
A partir do desenho da peça usinada (fig. 1), realiza-se o projeto que define todo o processo de fabricação na fundição.
Fig. 1
Concluído o projeto, passa-se à confecção do modelo da peça, da caixa de macho e dos elementos do modelo necessários à preparação do molde, em cuja cavidade se vaza o metal líquido de composição química predeterminada.
De posse do modelo da peça (fig. 2) e dos elementos do modelo faz-se o molde.
Fig.2
A preparação do molde, isto é, a