Corte e dobramento de chapas
O processo de fabricação mecânica de corte e dobra de chapas, possibilita o aproveitamento da matéria prima conformada para diversas finalidades, pois possibilitam uma infinidade de formas e propósitos, dada a sua grande versatilidade as peças fabricadas por corte e dobra, são utilizadas em diversos segmentos de mercado, como construção civil, eletrodomésticos, indústria automotiva, embalagens e muito outros. O trabalho constitui em uma análise teórica do assunto de corte e dobra de chapas, apresentando características dos dois processos, forças que atuam no corte, tipos de corte e de dobra existentes e as máquinas que fazem esses processos. Para fixar mais a teoria foi feito duas visitas técnicas, na primeira visita presenciamos os processos de corte e dobra em diferentes tipos e formas , e na segunda visita, ressaltamos a aplicabilidade das chapas em equipamentos de engenharia, como suporte e fixação de equipamentos em geral.
2. Objetivo
O trabalho tem por objetivo analisar e presenciar o processo de fabricação mecânica por conformação especificamente o processo de corte e dobra de chapas metálicas, visando o aprimoramento do conhecimento das características e tipos desse processo de fabricação.
3. Introdução a conformação de chapas
Antes de 4000AC os homens das cavernas já empregavam ouro e cobre nativos e meteoritos ricos em ferro, sem fundi-los, para a confecção de pequenos artefatos metálicos. Este metais eram martelados para adquirirem a forma desejada e endurecerem (encruarem). Deste Tempo até a atualidade os processos de conformação mecânica evoluíram muito e estão presentes em praticamente tudo que utilizamos. Atualmente, são fabricados desde pequenas peças como agulhas e pregos, até navios, onde as chapas utilizadas são feitas por conformação mecânica. Os processo de conformação mecânica alteram a geometria do material através de forças aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar desde