resenha
Aluno: João Robson De Freitas Dos santos
Professor: Eugenio Vinci
Disciplina: Produção textual
Resenha. Artigo a comunicação sem fim (teoria pós- moderna da comunicação)
Michel Maffesoli é um sociólogo francês conhecido, sobretudo pela popularização do conceito de tribo urbana, professor da Université de Paris-Descartes. Construiu uma obra em torno da questão da ligação social comunitária e a “prevalência do imaginário nas sociedades pós-modernas”.
Nesse artigo Michel Mafessoli ressalta a importância da comunicação cimento social e as suas implicações no mundo contemporâneo. Destaca a comunicação como sendo, segundo o autor uma espécie de cola do mundo pós- moderno no qual o individualismo não faz muito sentido ,pois cada um está ligado a outro pela mediação da comunicação. No artigo Maffesoli traz a ideia do compreender é vibrar junto isso quer dizer que a comunicação não e apenas para nos informar, mas também para formarmos grupos que o autor define nesse artigo como “totens” caracterizando assim uma relação com outras pessoas.
Segundo ele “comunicação e informação descrevem um modus vivendi característico da pós-modernidade” nesse sentido elas nunca são neutras só exprimem o desejo de estar com outro, desejo de participação do agir em grupo, a comunicação antes de tudo, remete ao estar-junto ou estar em um determinado grupo (socializar com outras pessoas). Nesse mesmo principio ainda se destaca a expressão força comunicativa (relacional), ou seja, capacidade de estabelecer comunhão entre indivíduos e grupos.
Mafessoli também destaca o fato de que no Brasil muito mais do que na França, os jornais (informação) são formados por mini grupos, primeiro são jornais regionais que em si conservam marcas de “inserção regional”, traz como exemplo alguns dos principais jornais do Brasil, como Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo que nos seus editoriais encarnam até certo ponto um espirito regionalizado com matérias que destacam