Resenha
O livro traz a insatisfação do Le Corbusier com arquitetura da época, onde ele defende uma arquitetura moderna com funcionalismo e com relação humana, nisso ficou marcado numa revolução do modernismo.
O descontentamento do Autor revela que arquitetura não dava para seguir a mesma coisa em anos sem alterar em nada, ele queria criar uma relação de HARMONIA e feita referencia a Três Lembretes:
“O Volume que é o elemento pelo qual nossos sentidos percebem e medem, sendo plenamente afetado”.
“A Superfície que o envelope do volume e que pode anular ou ampliar a sua sensação’’.
“A Planta que é geradora do volume e da superfície e que aquilo pelo qual tudo é determinado irrevogavelmente.”
Portanto ele faz esses lembretes que não daria para fazer uma arquitetura moderna sendo que se baseia no passado e teme no que pode se transformar os futuros arquitetos.
'' estética do engenheiro, arquitetura, duas coisas solidárias, consecutivas, uma em pleno florescimento, a outra em plena regressão''.
Com a revolução industrial Le Corbusier pensava como será adaptação da nova sociedade saindo do campo para cidade e sua organização na cidade e suas futuras moradias.
O Le Corbusier estava além do seu tempo onde já imagina o futuro com as novas revoluções politicas, econômica e cultural, para o inicio de uma carreira profissional em arquitetura ainda é preciso ter os ensinamentos do mestre, pois ele mostrar o inicio da arte de projetar, após a leitura do livro “Por uma Arquitetura", recomendo a ler um livro que será o Gênesis da Arquitetura Moderna.