Desenho tecnico
Acadêmica: Maryssa Rodrigues Aguiar Nascimento
Disciplina: Desenho Técnico
O que é normalização em desenho técnico?
A padronização ou normalização do desenho técnico tem como objetivo uniformizar o desenho por meio de um conjunto de regras ou recomendações que regulamentam a execução e a leitura de um desenho técnico, permitindo reproduzir várias vezes um determinado procedimento em diferentes áreas, com poucas possibilidades de erros.
ABNT A ABNT é responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. O conjunto de normas brasileiras que regem o desenho técnico abrange questões referentes a representação de desenho, tais como: formatos de papel, representação de desenho, linhas e suas espessuras, escala, caligrafia técnica, cotas, legendas, dobramento de folhas, dentre outros. A norma geral do desenho técnico é a NBR 10647. Seu objetivo é definir a nomenclatura. Ela define os tipos de desenho (projetivos e não projetivos), o grau de elaboração (esboço, croqui, desenho preliminar, desenho definitivo), de pormenorização (desenho de componente, de conjunto, detalhe), o material utilizado (lápis, giz, carvão, etc.) e a técnica de execução (à mão livre ou computadorizada). Já NBR 10068 define o tipo de folha de desenho, lay-out e dimensões e irá padronizar as folhas, com margens e legendas. Esses papéis especiais, da série A, são usados de acordo com a norma, tanto na vertical, quanto na horizontal, preferencialmente com o menor formato.
INMETRO
Após a edição da ABNT, as normas são registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO como normas brasileiras -NBR para estar de acordo com as normas internacionais aprovadas pela ISO.
ISSO
As normas ISSO - International Organization for Standardization - são desenvolvidas nos seus comitês técnicos (ISO/TC), que são organizados numa base temática com representantes dos