resenha
5 RESENHA CRÍTICA
Resenha acadêmica é um texto em que seu autor comenta, opina e avalia uma obra, seja um livro, um artigo, uma tese ou outra.
Normalmente, resenhas são compostas por uma descrição minuciosa que analisa por diversos ângulos essa obra. Essa descrição analítica engloba a crítica e a formulação de um conceito de valor desse objeto por parte do resenhista. A avaliação crítica feita na resenha é uma argumentação realizada com o propósito de convencer o leitor de um ponto de vista, que é particular ao resenhista. A resenha pode conter, também, comparações com outras obras do mesmo gênero.
A NBR 6028 expõe que a resenha pode ser chamada de “Resumo Crítico” e, por suas características especiais, geralmente seu texto é curto.
Quanto à estrutura da resenha crítica, devem-se colocar, antes do texto, elementos de apresentação, como o título, dados do resenhista e referência da obra a ser resenhada. A resenha não traz elementos pré ou pós-textuais, mas apenas uma identificação, como mostra o quadro 9.
QUADRO 9 – ESPECIFICIDADES DA RESENHA
TÍTULO dado à resenha (maiúsculas, tamanho 14, centralizado, negrito)
Nome do Resenhista (maiúsculas/ minúsculas, tamanho 14, centralizado, negrito) acompanhado de asterisco para chamada de rodapé
OBRA RESENHADA: (maiúsculas, tamanho 14, à esquerda, negrito, dois pontos)
Referência completa da obra (seção 18.1 deste Livro de Normas)
Asterisco em5 RESENHA CRÍTICA
Resenha acadêmica é um texto em que seu autor comenta, opina e avalia uma obra, seja um livro, um artigo, uma tese ou outra.
Normalmente, resenhas são compostas por uma descrição minuciosa que analisa por diversos ângulos essa obra. Essa descrição analítica engloba a crítica e a formulação de um conceito de valor desse objeto por parte do resenhista. A avaliação crítica feita na resenha é uma argumentação realizada com o propósito de convencer o leitor de um ponto de vista, que é