isolamento acústico
AMBIENTAL II
Curso: Arquitetura e Urbanismo
SISTEMAS DE PISOS
Os sistemas de pisos devem garantir um desempenho adequado de isolamento acústico aéreo (conversações, TV, música, etc.) e de isolamento acústico ao ruído de impacto (passos, queda de objetos, arrastar móveis, etc.)
Os sistemas de pisos são compostos pelos elementos como:
Laje – seu desempenho de isolamento ao ruído depende das suas propriedades.
Contrapiso flutuante.
TRANSMISSÃO DE RUÍDO DE IMPACTO
A transmissão de ruído de impacto entre duas unidades habitacionais se produz através do próprio sistema de piso e os elementos laterais ou paredes. Essas transmissões dependem das soluções construtivas, a união e a geometria. Devido a isso, o isolamento ao ruído de impacto entre ambientes separados por um sistema de pisos é inferior ao mesmo sistema de piso ensaiado em laboratório.
TRANSMISSÃO DE RUÍDO AÉREO
A transmissão de ruído aéreo entre duas unidades habitacionais se produz através do próprio sistema de piso e os elementos laterais ou paredes. Essas transmissões dependem das soluções construtivas, das uniões entre elas e da geometria. Devido a isso, o isolamento ao ruído aéreo entre dois ambientes separados por um sistema de pisos é geralmente inferior ao desempenho do sistema de piso ensaiado em laboratório.
SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS E INTERNAS | PAREDES
Os sistemas de vedação vertical interna são as paredes que separam as diferentes unidades habitacionais autônomas. Devem garantir um desempenho adequado de isolamento acústico ao ruído aéreo (conversações, TV, música, etc.)
Estes sistemas são compostos por elementos como:
- Parede – elemento base (massivos; leves)
- Revestimentos – opcionais (gesso; argamassa; cerâmicos)
TRANSMISSÃO DE RUÍDO AÉREO
A transmissão de ruído aéreo entre duas unidades habitacionais ocorre através da própria parede e dos elementos laterais, como paredes, fachadas ou pisos. Elas dependem das propriedades construtivas de uniões e