Bebe escuta pela primeira vez
Um vídeo mostra a primeira vez que o bebê australiano Lachlan, então com 2 meses de vida, ouviu a voz dos pais. Ele nasceu surdo e com a ajuda de um aparelho auditivo começou a escutar.
A história, registrada em julho de 2012, ficou conhecida só essa semana depois que a família dele divulgou o vídeo que mostra o momento da ativação do aparelho. A gravação foi vista mais de seis milhões de vezes na internet. O menino hoje tem 2 anos de idade. Ouve e fala bem.
No Brasil, o Fantástico encontrou casos parecidos, como o da Manu, uma menina de Taubaté, interior de São Paulo. Hoje, ela tem 11 anos, mas fez um implante coclear quando tinha pouco mais de 1 ano de idade. A emoção no momento da ativação do aparelho também foi grande.
Cristiane Malheiros, mãe de Manuela: Ela nasceu para o mundo sonoro aquele dia. Aquele dia ela pôde ouvir minha voz. Com 1 mês de idade, a gente começou a desconfiar que algo não estava bem.
Fantástico: Por quê?
Cristiane Malheiros: Porque ela não se assustava, ela era uma criança muito quieta. E a gente estava com alguns móveis montando, batia martelo, fazia barulho de furadeira, ferramenta e ela quietinha na dela.
A família procurou ajuda médica. Veja onde encontrar tratamento pelo SUS
“E aí, em três dias, deram o diagnóstico que ela tinha perda auditiva bilateral neurosensorial profunda. E aí, o chão sumiu”, contou Cristiane Malheiros.
“Foi feito o diagnóstico de surdez profunda e foi realizado o implante coclear. É uma cirurgia de alta complexidade, é uma cirurgia minuciosa, onde nós fazemos uma incisão retroauricular atrás da orelha e inserimos o dispositivo interno”, explicou Eduardo Boaventura Oliveira, otorrinolaringologista.
“Aí, houve esse período de ensinar para Manuela o sentido do som”, lembrou