Resenha
A definição de Competência exige do homem adquirir conhecimentos gerais e específicos, compreensão de fatos, discernimento de situações, explanações de idéias e principalmente espera-se a resolução de problemas.
Ao longo de uma vida somos constantemente vigiados, analisados e definidos pela nossa competência, porém existe algo que a sobrepõe, A INFLUÊNCIA. Que segundo o dicionário define entre outras palavras, Ascendência, Autoridade, Crédito, Prestígio, Preponderância… Enfim, vencerá no mundo corporativo não exatamente o mais competente e sim o que também mais se destacar por sua influência.
Em minha aula inaugural do curso de pós-graduação, ouvi de um dos maiores empresários de minha cidade natal que: “Experiências são luzes que iluminam para trás”, aquela frase ficou registrada em meu subconsciente e tomada de um desejo ardente de conhecimento, busquei sempre melhorar as minhas competências.
Neste nosso mundo moderno dito “Globalizado” onde vivemos na era do Casulo e que tudo se encontra na internet, onde temos as comidas prontas pedidas via telefone e entregues na porta de casa e que as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras, mesmo morando na mesma casa, tudo isso acarreta distanciamentos dos relacionamentos interpessoais, formam adolescentes e futuros profissionais com dificuldades de se relacionar com pessoas de verdade, por isso é imprescindível adquirir habilidade no trato com pessoas, pois a valorização pessoal ainda é a grande força motriz de uma corporação.
Hoje avaliando minha trajetória social e política percebo que isto não é suficiente para aguçar o mercado corporativo, precisamos sempre nos manter alertas para situações onde possamos colocar em prática nossas habilidades sociais e políticas.
Mas como ser competente, influente e perspicaz nos dias de