Relações interpessoais
1970 – Teoria das Contingencias 2- Teoria da gestão administrativa, Henri Fayol
Planejar – decisões tomadas hoje para um futuro próximo
Organizar – distribuição do poder, das tarefas, da responsabilidades e da prestação de contas
Dirigir – estilos de liderança, e de direção utilizados pelos gestores para motivar as pessoas e atingir os objetivos.
Controlar – demonstra a compatibilidade entre objetivo esperados e resultados alcançados. 3- Empreendedor – prefere atividades verbais nas quais exista a oportunidade de influenciar pessoas e conquistar o poder, auto confiante, ambicioso, enérgico , dominador .Ex: advogado. 4- A cultura de uma empresa esta representada em três níveis:
Artefatos – são valores visíveis, mas raramente decifráveis;
Valores- é a ideologia coletiva que determina o comportamento;
Pressupostos básicos – verdades inquestionáveis, invisíveis; 5- Departamentalização – consiste em agrupar funções semelhantes ou relacionadas de gestão para permitir melhor coordenação. Deve simplificar o trabalho do gestor, aumentando a eficácia e a eficiência da administração. A departamentalização pode ocorrer por função, produto, cliente, região geográfica, projeto. 6- Butterword, barreiras – competição destrutivas – destrói a concepção das equipes de trabalho e de cada membro precisa ganhar. Acaba com a eficácia da equipe, além de todo o desgaste emocional e psicoloico que isso acarretara.
7 - Segundo Robins existem 6 ... copiar quadro.pg 36.
FORÇAS | SITUAÇÕES | Natureza da força de trabalho | Maior diversidade cultural. Aumento de profissionais no mercado. Muitas pessoas com habilidades inadequadas entrando no mercado de trabalho. | Tecnologia | Computadores mais rápidos e baratos. Novos dispositivos móveis de comunicação. Programas de reengenharia. | Choques econômicos | Mudança no preço do petróleo.