resenha
O livro em questão traz a tona uma questão muito pertinente em nossos dias. Qual é o verdadeiro significado ou conceito da palavra liderança?
“O Monge e o Executivo”, com argumentos fortes e precisos, vem ressaltar a importância das pessoas e do relacionamento humano no que tange a liderança. Trata-se da história de John Daily, um executivo de sucesso que passando por uma crise referente a relacionamento interpessoal tanto em sua casa como pai e marido, quanto como chefe, em seu local trabalho é convencido por Rachel, sua esposa a partir para um retiro num mosteiro beneditino, porém o que mais impele John a retirar-se em tal lugar é a possibilidade de encontra-se com Leonard Hoffman, um homem famosíssimo no mundo dos negócios que possuía uma carreira brilhante antes de abandonar tudo e se tornar um integrante do mesmo mosteiro. John participa então de um seminário sobre liderança onde o preletor é o próprio Hoffman e a partir deste encontro começa toda a explanação sobre o tema.
James C. Hunter fala em sua obra da verdadeira essência de ser líder; a comparação de velhos e novos paradigmas; exercer liderança utilizando-se do poder ou da autoridade; a verificação de modelos históricos de liderança; a comparação entre amar no sentido prático e liderar; a responsabilidade de nossas encolhas frente a uma diversidade de situações.
Após sete dias de palestras em regime de internato a personagem principal entende que se as necessidades (não vontades) básicas de seus liderados, principalmente as emocionais, não forem atendidas, bem como se os princípios básicos sobre o verdadeiro ato de liderar não forem postos efetivamente em prática jamais atingira seus objetivos de for aceitável e plausível. O livro é altamente recomendável para todo aquele que exerce ou pretende exercer um cargo de liderança, vou até mais longe, recomendo também para todos os pais e mães que deseje fazer de seus filhos pessoas mais conscientes e sensíveis em relação a