Basilica de Nossa Senhora do Carmo
ARQUITETURA E URBANISMO
KARINA MACHADO
- BASILICA DE NOSSA SENHORA DO CARMO (RECIFE)
SOROCABA - SP
2014
- BASILICA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
Localizado no Recife, Pernambuco , a Basílica de Nossa Senhora do Carmo é um templo Católico que pertence à Ordem Carmelita. Em 1654 a Ordem do Carmo foi estabelecida no Recife.
No lugar em que se situava o Palácio Boa Vista, residência do conde holandês , o Capitão Diogo Cavalcanti Vasconcelos deu início às obras de construção da Basílica em 1665 sem a licença real . Que requerida em 1674, sendo que só foi concedida em 1687, sendo que o templo foi concluído apenas quase cem anos mais tarde. Em 1909 a Virgem do Carmo foi proclamada Padroeira do Recife, e no dia 21 de setembro de 1919 foi coroada.
A basílica tem como o estilo rococó. Em suas laterais a igreja possui duas torres, sendo que a da direita permanece inacabada, e a da esquerda, com cerca de 50 metros de altura, ergue-se em quatro pisos, com aberturas de forma e tamanho variáveis: a da base é uma porta com arco pleno, e acima abrem-se, uma porta de arco abatido, um óculo simples, e uma janela sineira também em arco pleno. Coroando a torre, cúpula com diversas cornijas ornamentadas superpostas, óculos, pináculos e cruz. Em seu interior , havendo como destaque no ponto alto os alto doze altares ecundários e a capalea-mor , onde é revestida com uma imagem de tamanho natual de Nossa Senhora do Carmo rodeada de anjos. Havendo várias intervenções realizadas nos séculos XIX e XX acabaram descaracterizando alguns detalhes originais do interior. Praticamente toda a Basílica foi repintada de branco e dourado sendo um projeto de restauração, mais ainda deixando caracteristicas do século XVII.