Pelourinho Ssa-BA
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, no
Pelourinho(Foto: Henrique Mendes/G1)
Fundação: 1703
Atrativos: É uma das igrejas mais belas de Salvador. A fachada é de estilo barroco, construída sob técnicas que transmitem sensações visuais de profundidade e sombra. A estrutura interna conta com 400 quilos de ouro.
O local também abriga o único conjunto de azulejaria portuguesa que representa a cidade de Lisboa, em Portugal, antes do terremoto de 1755. Baianos e turistas ainda podem encontrar na igreja a "Casa dos Santos", espaço que guarda imagens em tamanho natural.
Tombamento: 31/03/1938
Localização: Rua da Ordem Terceira, Pelourinho, Centro Histórico.
Catedral Basílica Primacial do Salvador
Catedral Primacial Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus(Foto: Henrique Mendes/G1)
Fundação: 1672
Atrativos: Considerada a "igreja mãe" de todos os templos católicos de Salvador, a Catedral Basílica abriga os principais atos litúrgicos do estado, presididos pelo arcebispo primaz.
Construída sob um estilo genuinamente barroco, a igreja possui um grandioso acervo de arte sacra.
Trata-se do maior templo construído pelos jesuítas no Brasil.
Tombamento: 25/05/1938
Localização: Terreiros de Jesus, Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho (Foto: Henrique Mendes/G1)
Fundação: 1685
Atrativos: Tem como diferencial a sua identidade religiosa. Foi construída por negros escravizados de fé cristã, que não tinham um espaço para a celebração das suas crenças.
Durante as missas, os fiéis cantam e dançam ao som de atabaques, agagogôs e pandeiros, instrumentos relacionados à cultura africana.
Segundo o prior da irmandade, Leomar Borges, esta é a única igreja dedicada aos santos negros que detém o título de Ordem Terceira, dado pela cúria em 2 de julho de 1899. A igreja apresenta estilo rococó e altares neoclássicos.