Aleijadinho
OURO PRETO
Igreja de São Francisco de Assis: A igreja mais famosa de Ouro Preto teve seu desenho geral, a fachada, os altares laterais e a capela principal projetados e trabalhados por Aleijadinho. No estilo rococó, que constitui uma etapa posterior na evolução do barroco mineiro. Foi classificada, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de “Origem Portuguesa” no Mundo.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo (modificações no frontispício e projeto original, esculturas da sobreporta e do lavatório da sacristia, da tarja do arco-cruzeiro, altares laterais de são João Batista e de Nossa Senhora da Piedade)
Foi construida entre 1766 e 1772, sobre o mesmo local em que existia anteriormente a capela de Santa Quitéria.
Igreja das Mercês e Perdões ou Mercês de Baixo edificada entre 1740 e 1772 (risco da capela-mor, imagens de roca de são Pedro Nolasco e são Raimundo Nonato)
Igreja São Francisco de Paula (imagem do padroeiro)
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias: Localizada na Praça Antonio Dias, construção iniciada em 1727 e concluída em 1746, onde existia a capela de Nossa Senhora da Conceição construída por Antônio Dias em 1699. Projeto e construção de Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho, ambos aí sepultados. Abriga ainda o Museu do Aleijadinho, com obras do artista.
Igreja de São José (risco da capela-mor, da torre e do retábulo)
Igreja de Nossa Senhora do Rosário: Com a fachada em forma circular, possui semelhanças com as igrejas do norte da Europa. Seu interior, ao contrário da parte externa é bastante simples. Localizada no Largo do Rosário, é considerada por especialistas como a representação máxima da expressão do barroco colonial mineiro. Não se sabe ao certo qual foi o ano do inicio de sua obra, sabe-se que no ano de 1762 sua construção encontrava-se bastante adiantada. (imagem de Santa Helena, imagens de São Jorge, de Nossa Senhora).
CONGONHAS
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
O Santuário