RESENHA
Disciplina: Política Educacional e Legislação no Ensino de Letras
Professora: Júlia Maria da Silva Oliveira
Data: 21/08/2014
Aluno: Paulo Roberto Ferreira
RESENHA INFORMATIVA
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
Processos educacionais como essenciais aos direitos humanos Na introdução, a autora aponta os processos educacionais como essenciais aos direitos humanos, no entanto, ressalta que é preciso que sejam internalizados no “imaginário social, nas mentalidades individuais e coletivas”, não será construída a cultura desses direitos na sociedade. Como objetivo, discute as especificidades e articulações entre o direito a educação e a educação em direitos humanos, tomando como referência a tensão entre igualdade e diferença acerca desses direitos.
No capítulo intitulado “Direitos humanos hoje: a tensão entre igualdade e diferença”, salienta que no contexto contemporâneo, apesar da efetivação e promulgação de leis que buscam a consolidação dos direitos humanos no mundo, ainda há uma precariedade, principalmente no que se refere aos “grupos excluídos, marginalizados e discriminados”.
Ressalta a ampliação da problemática dos direitos humanos, tendo em vista que hoje não se pode vê-los apenas como essencialmente individuais e fundamentalmente civis e políticos, mas também sob a vertente dos direitos coletivos, sociais, econômicos, culturais e ambientais, dando relevância à diversidade.
Na perspectiva entre igualdade e diferença, é preciso que haja uma superação das desigualdades, ao mesmo passo de valorizar a questão da diversidade, promovendo-se a redistribuição e o reconhecimento que se percebe sobre o problema dos direitos humanos, ultrapassando as questões referentes ao direito a educação e a educação em direitos humanos.
No capítulo seguinte,