o tempo e o vento
Tempo: Passado. Se passa entre os séculos XVIII e XIX.
Espaço: Brasil, Rio Grande do Sul. Eixo central da história se passa na cidade de Santa Fé.
Narrador: 3ª pessoa. Onisciente e onipresente.
Personagens:
- Pedro: Jovem mestiço que cresce na região das Missões, mas que vai embora quando ela é tomada pelos portugueses. Na segunda novela se envolve amorosamente com Ana Terra.
- Padre Alonzo: jesuíta espanhol que vem ao Brasil para atuar junto aos indígenas da região sul. Tem um passado que o persegue, porém acredita fielmente no trabalho que desenvolve entre os índios.
- Ana Terra: Filha de um homem rude e de uma mulher bastante submissa, Ana Terra é uma mulher de força surpreendente, que supera a perda do homem amado e todo tipo violência física. Quando mais velha, se torna a parteira de Santa Fé.
- Capitão Rodrigo: Galante, forte e corajoso, Rodrigo atuou em diversos conflitos na região do Rio Grande do Sul. Homem resoluto, se apaixona por Bibiana Terra e não descansa até conseguir se casar com ela. Encarna o código de honra do gaúcho, mediante os atributos de coragem, impetuosidade, machismo, violência física e um relativo conceito de moral.
- Dr. Carl Winter: alemão exilado no Brasil por motivos políticos.
- Bibiana: Neta de Ana Terra, mulher do capitão Rodrigo Cambará. Como a avó, Bibiana é a mulher generosa, sólida, sofrida.
- Juvenal Terra: irmão de Bibiana.
Diferenças à outros autores nordestinos: Se dá principalmente na sua temática que é voltada e aborda para temas sobre o surgimento e formação do Estado do Rio Grande do Sul, ao contrário dos outros autores famosos dessa época que tinham na sua temática uma abordagem sobre o campo e a vida dos sertanejos/nordestinos.
Rennan Valer 3ª A