Corrosão por Alcalis
Instituto de Engenharia e Geociências
Engenharia Física
Química Tecnológica
Ana Beatriz Mota Ribeiro
Anderson Luiz Lima Eguchi
Darlison Jose de Oliveira Junior
Lucas Lobato Vilazante
Orleandro Augusto Ribeiro Feitosa
Yann Carlos de Ávila Ferreira
Santarém – PA
2014
Nome dos componentes: Ana Beatriz Mota Ribeiro, Anderson Luiz Lima Eguchi, Darlison Jose de Oliveira Junior, Lucas Lobato Vilazante, Orleandro Augusto Ribeiro Feitosa, Yann Carlos de Ávila Ferreira
Corrosão por Álcalis
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Química
Tecnológica, no curso de Engenharia Física na Universidade Federal do Oeste do Pará.
Prof. Dr.
Santarém – PA
2014
Introdução
A corrosão é a deterioração de um corpo sólido por meio de uma ação química ou eletroquímica provocada pelo meio ambiente. A ação química pode ou não estar associada a ações mecânicas ou físicas como tensões, cavitações, entre outros.
O avanço tecnológico tem levado os pesquisadores a desenvolver materiais metálicos com propriedades físicas e químicas que satisfação às exigências mais sofisticadas. Como exemplo destas propriedades podem ser citadas a ductibilidade e maleabilidade (correspondendo ao frio e ao quente respectivamente), condutividade térmica e elétrica e resistência mecânica aos diversos tipos de esforços mecânicos.
Apesar do avanço tecnológico no desenvolvimento desses materiais e seu uso generalizado, quase todas as ligas metálicas se deterioram, como consequência do ataque pelo meio onde são usadas. Uma dessas formas de corrosão ocorre por álcalis e se dá principalmente em caldeiras a vapor.
Característica que determina o carácter corrosivo de uma substância é a sua capacidade de corroer outras substâncias por acção química, isto é para reagir quimicamente com a superfície da substância que é corroída. O termo corrosão