Resenha
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
DO ESTADO DA PARAÍBA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
PROFESSOR: ARTHUR TRINDADE
ALUNO: IVANILDO LUIZ DOS SANTOS
RESENHA DO LIVRO
PADRÕES DE POLICIAMENTO: UMA ANÁLISE INTERNACIONAL COMPARATIVA
João Pessoa
Dezembro/2012
Com base na leitura do livro Padrões de Policiamento, percebe-se que o autor examina o funcionamento da polícia no mundo moderno fazendo comparações de informações históricas e contemporâneas, com a finalidade de explicar as variações policiais nos padrões de operação e atuação.
Embora se possa imaginar sociedade sem policiamento, como demonstrou Victor Tuner ao estudar os Nuer, elas são muito raras. Para Bayley, quando se leva em consideração que o homem é um animal involuntário, percebe-se que o policiamento é praticamente universal.
O autor ressalta ainda que, embora o policiamento também possa ser feito de modo privado e particular, a polícia moderna tende a ser majoritariamente pública, especializada e profissional. São essas características da atividade policial que autor escolhe para sua análise inicial: o surgimento das organizações policiais públicas, especializadas e profissionais. Especialização se refere somente ao desempenho de uma tarefa, no caso do policiamento, esta tarefa é a aplicação da força física. Uma polícia especializada se dedica à aplicação de coerção física, ao passo que uma não-especializada faz muito mais coisas do que isto. A segunda característica é a profissionalização, um atributo moderno da polícia. Seus indicadores mínimos são o recrutamento segundo padrões específicos, remuneração suficiente para criar uma careira, treinamento formal e supervisão sistemática por oficiais superiores.
E, por fim, organização pública cuja definição obriga o autor a gastar várias laudas no livro, principalmente porque sente a necessidade de distinguir esta de uma organização