resenha
Como já descrevemos o livro foi um romance de Manoel Antônio de Almeida, onde ele descreve a vida de um menino literalmente nascido de uma pisadela e um beliscão, o menino nasce é batizado cresce é abandonado pela sua mãe que foge com um capitão de navio e logo em seguida, abandonado pelo seu pai que desiludido foge também, mas não vamos destacar este personagem.
Contaremos a história de Leonardo Pataca pai de Leonardo, um meirinho (Oficial de justiça), que fora vendedor de roupas em Lisboa e, em uma de suas viagens ao Brasil conhece mãe de Leonardo, Maria das Hortaliças. Nessa viagem, começam os perturbes de Leonardo Pataca e Maria sendo eles, as pisadelas e beliscões recebidos em viagem, virando enojos vão morar juntos e após meses nasce o menino Leonardo.
Leonardo descobre as traições de Maria das Hortaliças que em uma discussão abandona sua família para fugir com o capitão do navio, desiludido ele abandoa seu filho. Pataca se envolve amorosamente com uma cigana, mas logo essa o deixa. Perdidamente apaixonado ele recorre a feitiçaria, que na época era proibida, em meio a cerimônia ele é preso pelo Vidigal, mas logo é solto. Ele novamente tenta conquistar a cigana e ela o rejeita vingativo ele trama um plano para que seja descoberto o romance da cigana com o padre e com isso levaram o padre preso, assim ele consegue ficar mais um tempo com a cigana. Fora novamente traído pela cigana junta-se com a filha da comadre e tem um filho com ela, quando o comadre morre, seu filho vai morar com ele, depois Leonardo Pataca morre e não se diz no livro a causa de sua morte.
1- LEONARDO PATACA
Após descobrir que foi traído Leonardo pataca se envolve com a filha da Comadre e tem um filho com ela, sendo uma família unida. Logo em seguida, Leonardo descobre novamente que estava sendo traído pela filha da comadre, desolado da vida resolve abandonar sua família. Assim, Leonardo vai morar