Resenha
Exemplo:
Coerência – Incoerência A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. A coerência pode ser separada em níveis:
Coerência narrativa: não pode estar em contradição
Coerência figurativa: quando há uma compatibilidade entre temas e figuras.
Coerência argumentativa: são relações de implicação ou adequação que se estabelecem entre certos pressupostos ou afirmações explícitas.
Exemplo:
Clareza / Concisão A ideia de concisão soma-se a de clareza. O texto que tem essas qualidades, fruto da articulação coesa e coerente do material informativo, facilita o trabalho do leitor, que pode ler com fluência. A clareza é a qualidade do que é claro ou inteligível. Tornar clara uma exposição é fazer com que cada palavra dê transparência, nitidez e limpidez à frase e ao parágrafo, no sentido de as pessoas captarem integralmente o conteúdo da mensagem. A concisão é a exposição das ideias em poucas palavras, com precisão e exatidão. Importa dizer muito com poucas palavras.
Exemplo:
Concisão / Precisão Concisão é a qualidade de dizer o máximo possível com o mínimo de palavras. Precisão é a qualidade de utilizar a palavra certa para dizer exatamente o que se quer.
Exemplo: