Química
Para o cálculo do peso ideal existe uma série de fórmulas que relacionam o peso e o tamanho da pessoa, o género e a idade. Graças a certos cálculos matemáticos, podemos saber se apresentamos ou não o peso ideal. No caso de o ultrapassarmos ligeiramente, pode ser que tenhamos o que se chama de “excesso de peso”, um índice de gordura acima do desejado mas que não chega a ser preocupante. Em Espanha, 38,5 por cento da população tem excesso de peso.
O problema está na “obesidade”. Consiste num excesso de gordura corporal, associada a doenças e riscos para a saúde e que surge quando a ingestão energética excede o consumo energético. Em Espanha, 14,5 por cento da população adulta é obesa … e o índice vai aumentando, ainda que se mantenha na média europeia. Contudo, os alarmes dispararam no caso da população infantil e juvenil: com 15 por cento das crianças e adolescentes obesos, estamos à frente na taxa de obesidade infantil na Europa. Por esta razão, desenvolveu-se uma série de campanhas de educação nutricional, como a estratégia NAOS (Nutrição, Actividade física, prevenção da Obesidade e Saúde) cujo objetivo é melhorar os hábitos alimentares e impulsionar a prática regular de actividade física entre os cidadãos, especialmente os mais jovens.
Se está a considerar fazer dieta para perder esses quilinhos a mais, damos-lhe uma série de ideias que lhe podem ser muito úteis. Em primeiro lugar, recordamos-lhe que comer é um prazer e deve continuar a ser. Manter o peso ou pensar em reduzi-lo se excessivo, é salutar sempre que siga uma dieta equilibrada.
As dietas restritivas só fazem perder peso a curto prazo. Contudo, abandonam-se por monotonia e volta-se a aumentar de peso com rapidez. Este círculo de perda seguido de