Resenha
A moda é um sistema que acompanha o tempo, vemos moda no nosso dia a dia, no look de um punk, de um popstar ou até mesmo em um vestido de nossas avós. A moda é muita mais que a roupa.
É possível se entender um determinada época devido a moda praticada, essas mudanças em décadas diferentes que fizeram a moda.
A palavra "moda" vem do latim "modus", significa "modo", "maneira". Em inglês moda é "fashion", vinda da palavra francesa
"façon", que também significa "modo", "maneira".
A moda não é algo Universal, atualmente estamos acostumados a viver em meio de desfiles e tendências, porém muitos povos primitivos, como os africanos, desconhecem esse tipo de conceito, e diferente do que muitos pensam também não é algo que existe há muito tempo, no Egito, por exemplo, o vestuário não mudou em um período de 3 mil anos.
A moda nasceu na Corte de Borgonha (fim da idade média) século V. A aproximação das pessoas nas áreas urbanas levaram ao desejo de imitar umas as outras. A burguesia imitava as roupas da nobreza que por sua vez tentavam variar o modo de se vestir para se diferenciar dos burgueses.
Naquela época não existiam estilistas ou costureiros. No fim do século XVIII Rose Bertin ficou famosa por cuidar das toilettes da rainha Maria Antonieta.
No século XIX a moda se tornou em forma de distinção, passou a tender as necessidades de auto afirmação do individuo, e uma forma de expressar seus próprios sentimentos e idéias. Também no século XIX houve uma diferenciação das roupas femininas e masculinas, os tecidos eram restritos para os homens e abundantes para as mulheres.
No começo do século XX, a roupa caracteriza certo tipo de trabalho, e só a partir dos anos 60 e inicia a etapa do vestuário contemporâneo.
Uma corrente de pensamentos liderados por Anne Hollander, que chama de não moda a roupa usada no dia a dia. Mesmo nessa não moda, escolhas são feitas e denotam o gosto das pessoas, segundo Hollander, e nestas