Trabalho marketing nestle
O estudo do ambiente em que uma empresa está inserida é essencial para o descobrimento e desenvolvimento de características necessárias para sua sobrevivência. Neste trabalho, usamos como base a categoria de Chocolates Tabletes Nestlé. A imagem da Nestlé e a do chocolate estão ligadas há muitos anos, são palavras quase inseparáveis, embora a Nestlé tenha diversas outras categorias.
A Nestlé construiu sua imagem em chocolates criando marcas queridas pelo público, podendo, hoje, transformar isso em oportunidade como já fez criando o sorvete Moça e o Prestígio por exemplo. Outra oportunidade aparente é o uso dos benefícios do chocolate para saúde na promoção do mesmo, visto que há uma crescente demanda por saúde e bem-estar.
Por outro lado, existem ameaças eminentes no mercado de chocolates como a crescente exploração dos meios publicitários pelos concorrentes da Nestlé, ou a pressão ambientalista do Greenpeace pelo corte de parceria com empresas já condenadas por ele. Fora os malefícios do consumo excessivo de açúcar para saúde. Esses e outros aspectos serão tratados aqui a fim de analisar mais detalhadamente esse doce mercado.
1. AMBIENTE E SISTEMAS DE MARKETING 2.1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A Nestlé, fundada por Henri Nestlé, na Suiça, em 1866, começou com o lançamento da farinha láctea, um alimento à base de cereais e leite, feito especialmente para as crianças, chegou no Brasil em 1921, iniciando sua produção em Araras, São Paulo.
Hoje a empresa no Brasil, conta com 30 fábricas, 141 marcas dentre as quase 500 espalhadas em mais de 120 países, além de 48 mil colaboradores. Seus principais produtos são alimentos infantis, fórmulas infantis, café solúvel, chocolates, leite em pó, leite condensado (que começou a ser produzido no Brasil, ao lado da farinha láctea, sendo um dos carros chefe da empresa), entre outros.
2.2. CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO ALIMENTÍCIO
No mercado alimentício brasileiro, a Nestlé é dominante em produção