Relatório sobre vidros
RELATÓRIO SOBRE VIDROS
Mossoró/RN
05 de novembro de 2012
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
RELATÓRIO SOBRE VIDROS
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina Materiais de Construção do curso de Técnico em Edificações.
Mossoró/RN
05 de novembro de 2012
Discente
Ariany do Vale Fernandes de Oliveira
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo descrever sobre as características do vidro. Mostrando seu modo de fabricação e aplicação.
VIDROS
Definição
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a dureza. O vidro distingue-se de outros materiais por várias características: não é poroso nem absorvente, é ótimo isolador, possui baixo índice de dilatação e condutividade térmica, suporta pressões de 5.800 a 10.800 Kg por cm2.
Vidro Comum
O processo do vidro float foi desenvolvido pela Pilkington em 1952 e é padrão mundial para a fabricação de vidro plano de alta qualidade. O processo, que originalmente produzia somente vidros com espessura de 6mm, produz atualmente vidros que variam entre 0,4 e 25mm. As matérias-primas são misturadas com precisão e fundidas no forno. O vidro fundido a aproximadamente 1000ºC, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito, quimicamente controlado. Ele flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica à medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas. As espessuras de vidro comum que existem no mercado, vão desde 02 mm até 19 mm. Também nas mais variadas cores: Incolor, Fumê, Bronze, Verde, Azul, Mini Boreal, Pontilhado, etc.