Resenha
O Direito Constitucional faz parte do ramo do Direito Público onde estuda os principios da ordenação júridica do páis. Na Constituição temos temos a Lei magna do páis ,são diversos tipos de Constituição , por não ser um só modelo para todos os Estados . Pode ser escrita ou não ,rigída ou flexivel , conforme a origem , popular ou ourtogada .
ESCRITA , instrumento escrito que contenha todos os teores e informções necessarias e os pricipios da organização do Estado , os poderes atribuidos a seus orgãos . A Constituição de 1988 é a Constituição escrita . A não escrita ou costumeira são aquelas que dão definição e asseguramento dos direitos dos cidadãos entre os orgãos , a unica não escrita é a da Inglaterra e contém muitos elementos escritos : A Magna carta de 1215 , O Bill of Lights , de 1688 , o ano do estabelicimento de 1701 , tornou os juizes independentes do poder real e outros atos relativos aos poderes da camara dos Lordes e o sistema de representação na camara . A primeira Constiuição escrita foi a de Virginia em 1787 e a seguir a dos Franceses de 1791 , 1793 e 1795 .
RIGIDA ,não pode ser alterada visando a estabilidade dos principios fundamentais do Estado.
FLEXIVEL , pode ser alterada pelo mesmo processo empregado nas leis ordinárias visando a estabilidade dos principios fundamentais do Estado , pode ser alterado sem processo especial . A Constituição inglesa é realmente rigida pelos respeito dos ingleses à tradição diferente das Constituintes latino - americanas judicialmente rigidas . São flexiveis por conta da instabilidade politica na America Latina .
CONSTITUIÇÃO POPULAR , ponderante no Estado moderno . Elaborado pelo poder Constituinte , representantes do povo eleitos com objetivo de discutirem e votarem a Lei Magna . A Constituição de 1988 é Constituição Popular .
CONSTITUIÇÃO OURTOGADA , o povo nã atua em sua elaboração , é imposta por imperador ou presidente , o Brasil teve a