resenha
SUPERVISORA: Francine Guerra de Luna
José Roberto Alves Ferreira RA: A52BIG-9
LEANDRINI, K. D.; SARETTA, P. Atendimento em grupo de crianças com queixa escolar: possibilidades de escuta, trocas e novos olhares. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
RESENHA:
O texto vem relatando que á nos dias de hoje grandes problemas que precisam ser revistos resolvidos na área da educação, são eles: professores com uma baixa formação no seu currículo; escolas que não estão estruturadas para o ensino dos alunos; política publica inadequadas que foram implantadas nas escolas como: a progressão continuada e a educação inclusiva; crianças pobres que sofrem humilhações no cotidiano escolar; preconceito e a indisciplina na escola. Todos estes problemas acabam refletindo em uma crescente demanda de crianças com dificuldades em aprender a ler/escrever e, o que mais chama a atenção neste contexto é crianças que são marcadas como indivíduos que não têm condições de aprender.
Por causa deste contexto, cresce o numero de crianças encaminhadas principalmente pelas escolas, para atendimento Psicológico com queixas de comportamentos que não esta em conformidade que é considerado normal e aceitável pelas escolas. Alguns dessas queixas são: as dificuldades para a leitura/escrita, dificuldade em matemática; não conseguem se organizar na sala de aula e nas tarefas de casa; problemas de comportamento e etc. Muitas dessas queixas acabam ficando mais visíveis no início da escolarização.
Neste texto relata também que na tentativa de compreender os possíveis significados do comportamento de algumas crianças com queixa escolar relatada por pais que procuraram o serviço de Orientação à Queixa Escolar, oferecido pelo Instituto de Psicologia da USP, foi realizado um trabalho de atendimento em grupo no ano de 2004, como parte do curso de Orientação à Queixa Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP e que