Tiroteio
RESUMO: Basicamente a aula foi trabalhada com alguns componentes químicos para a verificação de suas reações em contanto com o fogo.
MATERIAS E EQUIPAMENTOS:
Fio de platina ou liga de níquel-cromo
Pinça de madeira
Vidros relógio
Tubo de ensaio
Vico de Bunsen
Fósforos
Solução concentrada de acido clorídrico
Cloreto de estrôncio
Cloreto de cálcio
Cloreto de bário
Cloreto de sódio
Cloreto de potássio
Sulfato de cobre ll
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Inserir uma quantidade razoável de acido clorídrico em um tubo de ensaio. Acender o bico de Bunsen e com o auxilio da pinça de madeira, leve o fio de níquel-cromo ao fofo ate que a chama não mude mas de cor. Em seguida passe a ponta do fio de cloreto de potássio e leve ate a chama e observe oque acontece, limpe o fio mergulhando novamente no acido clorídrico. Repita o processo com o cloreto de estrôncio, cloreto de bário, cloreto de cálcio, cloreto de potássio e sulfato de cobre ll e por fim cloreto de sódio.
O cloreto de sódio normalmente contamina outras amostras adulterando o resultado por este motivo o mesmo é utilizado por ultimo.
RESULTADOS:
Cloreto de Estrôncio: Em contato com o fogo ocorre a reação em que os elétrons se agitam alterando a cor para vermelho carmesim.
Cloreto de Potassio: Em contato com o fogo ocorre a reação em que os elétrons se agitam alterando a cor para lilás
Cloreto de Ferrician: Em contato com o fogo ocorre a reação em que os elétrons se agitam alterando a cor para lilás com pequenas faíscas.
Cloreto de Bario: Em contato com o fogo ocorre a reação em que os elétrons se agitam alterando a cor verde.
Sulfato de Cobre: Em contato com o fogo ocorre a reação em que os elétrons se agitam alterando a cor para verde com pequenas faíscas.
Sulfato de zinco: Em contato com o fogo ocorre a reação em que os elétrons se agitam alterando a cor começando azul com o maior aquecimento fica verde turquesa.
Acetato