bbbkjb ikbbu jib

947 palavras 4 páginas
Materiais
A argamassa é um material de construção constituído por uma mistura homogênea de um ou mais aglomerantes (cimento ou cal), agregado miúdo (areia) e água. Podem ainda ser adicionados alguns produtos especiais (aditivos ou adições) com a finalidade de melhorar ou conferir determinadas propriedades ao conjunto.
As principais misturas de argamassas utilizadas para revestimento são as argamassas à base de cal e as argamassas de cal e cimento. Dependendo das proporções entre os constituintes da mistura e sua aplicação no revestimento, elas recebem diferentes nomes em seu emprego (conforme NBR 13529/1995):
• Chapisco: camada de preparo da base, aplicada de forma contínua ou descontínua, com a finalidade de uniformizar a superfície quanto à absorção de água e para melho-rar a aderência do revestimento.
• Emboço: camada de revestimento executada para cobrir e regularizar a superfície da base ou chapisco, propiciando uma superfície que permita receber o acabamento final, seja ele reboco, de revestimento decorativo, pintura etc.
• Reboco: camada do revestimento utilizada para o cobrimento do emboço, propiciando uma superfície que permita receber o revestimento decorativo ou que se constitua no acabamento final.
Cimento Portland

O cimento Portland tem ação aglomerante desenvolvida pela reação de seus constituintes com a água, sendo então denominado aglomerante hidráulico. A contribuição do cimento nas propriedades das argamassas está voltada sobretudo para a resistência mecânica e durabilidade.
Além disso, pelo fato de ser constituído por finas partículas, contribui na retenção da água de mistura. Em princípio, quanto maior a quantidade de cimento presente na mistura, maior será o potencial de retração e a aderência com a base. As características de diferentes tipos de cimento são definidas por normas específicas, como mostra a tabela abaixo.
DENOMINAÇÃO SIGLA NORMA
Portland comum CP I NBR 5732
Portland composto com escória CP II-E NBR 11578

Relacionados