ciencia politica
ESTADO: Território, População e Povo
Território
Dentre as diversas concepções de território, as mais difundidas e que marcam a tradição desse conceito são aquelas que enfatizam a sua ligação com relações de poder. Por assim dizer, território é um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder. Ele pode ser analisado sob três vertentes básicas:
Política ou jurídico-política: o território é visto como espaço delimitado e controlado, através do qual se exerce um determinado poder.
Cultural ou simbólico-cultural: aquele que prioriza a dimensão simbólica e mais subjetiva, em que o território é visto, sobretudo, como produto da apropriação/valorização de um grupo em relação ao seu espaço vivido.
Econômica: enfatiza-se a dimensão espacial das relações econômicas; o território é visto como fonte de recurso ou é incorporado no embate entre classes sociais ou na relação capital/trabalho, como produto da divisão territorial do trabalho.
População
Podemos denominar como população a soma de pessoas que se contam dentro de uma cidade, povoado, estado, país ou qualquer outro tipo de área demográfica e que possuem, em muitos casos características que podem ser comum em todos.
A população se distribui de uma maneira muito irregular em todas as partes do planeta que são diretamente influenciadas por vários tipos de condições como o clima, os recursos, a forma ocupacional de um território; por exemplo, não podemos comparar em tipo uma população rural com a população de uma grande metrópole, a população de uma área remota da Ásia como pode ser o Tibet com a população de uma grande cidade como São Paulo.
Essas distintas características se forjam ao longo do tempo e de acordo como se planeja de alguma forma uma localidade devido a sua localização ou seus recursos naturais ou suas vias de acesso. A densidade de uma população é o vínculo que existe entre a quantidade numérica de habitantes de um